LIVROS


A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR ATRAVÉS DOS TEMPOS:
 DA IDADE MODERNA A CONTEMPORÂNEA

O livro historia o desenvolvimento das Forças Produtivas, de cada momento histórico, reconstituindo-se a gradativa perda de controle do trabalho no Processo de Produção dos bens materiais, a que o trabalhador se tem submetido, principalmente a partir dos mercadores, no século XVI, até a gerência científica na produção, no século XX e suas articulações com a competência do profissional da educação.

Assim, no capítulo I, caracteriza-se o desenvolvimento das Forças Produtivas Simples fazendo-se relação com a educação do homem erudito que era necessário à manutenção da nobreza feudal.

Nos capítulos II e III,caracteriza-se o desenvolvimento das Forças Produtivas Complexas, nos seus dois momentos, fazendo-se relação com a educação do homem de ofício e, posteriormente, do homem livre que passou a ser desejo da burguesia ascendente, mais tarde revolucionária.

Nos capítulos IV e V,caracterizou-se o desenvolvimento das Forças Produtivas Tecnificadas fazendo-se relação com a formação do homem produtivo que consolida a burguesia triunfante e, noutro estágio, do homem cívico que mantém a burguesia dominante, cujo embate pedagógico aponta à construção do homem político.


THE COMPETENCE TO DEMOCRATIZE THE EDUCATION:
of the century XVI to the XX

This book history the development of the produtive forces of every historical moment, being reconstituted the gradual loss of control of the work in the process of production of the material goods, the one that the worker he/she/it has been submitting, mainly starting from the merchants, in the century XVI, until the scientific management in the production, in the century XX and its articulations with the professional competence of the education.

EDUCAÇÃO PÚBLICA:
DEMOCRATIZAR COM QUE COMPETÊNCIA?

As reflexões do livro se dão a partir de três experiências metodológicas “alternativas”. Uma delas desenvolvida em uma turma de 1a. série do I Grau. As outras duas, em Cursos de Especialização, com professores que atuavam no I, II e III Graus. Apesar do diferentes ângulos de análise estas experiências se completam. Há um eixo comum que é a Organização do Trabalho Docente.
O enfoque adotado, quanto a indisciplina dos alunos, na primeira experiência, a falta de entrosamento entre os professores na segunda experiência e avdesqualificação dos professores constatada na terceira experiência, acaba por imprimir o encadeamento da compreensão e o estabelecimento de relações, entre elas, nos seus aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais.
Tenta-se construir um conceito de competência para "MUDAR", com vistas a contribuir para a formação do professor comprometido politicamente com a democratização da educação pública.

FROM COMPETENCE "TO KEEP" TO COMPETENCE "TO CHANGE"
THE ORGANIZATION OF TEACHING JOB

The contribution here signalled aims at advancing towards a new teaching organization whose main concern is the collective learning of Work’s and Education’s methodology.
This methodology is expected not only to alter the social conditions leading to knowledge production at school,but also to overcome social inequalities, with participation and construction of Science of History Science, in institutions and real life.

ÉTICA EM QUADRINHOS PARA ADOLESCENTES
O processo vivido, que resultou neste livrinho, permitiu o desenvolvimento de uma metodologia do Processo Ensino-Aprendizagem voltada aos filhos dos trabalhadores que estão na Escola Pública. O ponto de partida foram os problemas que se vive no dia-a-dia da sala e da vida de cada um.
Aproveitou-se o conteúdo da escola, procurando dar sentido às ações dos professores e dos alunos, orientados para a conquista da cidadania. Neste sentido, as imagens falam por si sós. Revelam a prática de uma ética mais solidária que explicita uma vontade política na direção de uma cidadania igualitária.

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

O livro de Suzana Sedrez, Educação e Cidadania que, em boa hora vem a público apresenta um estudo original e polêmico sobre educação e cidadania, produzido e sistematizado coletivamente com os agentes da escola pública. Tomando como objeto de estudo a escola pública, num processo metodológico de pesquisa-ação, Suzana Sedrez desenvolve uma experiência de ação coletiva em três escolas públicas de Blumenau-SC, Projeto GAPEP. Seu ponto de partida é a caracterização e problematização da prática pedagógica desenvolvida naquelas escolas, numa ação conjunta com seus agentes, procurando compreender os determinantes daquelas práticas. Ao mesmo tempo, intenta levar alternativas de solução para o enfrentamento dos problemas ali encontrados, demonstrando, na prática, as possibilidades de construir relações sociais de tipo novo na atual organização do trabalho na escola pública.

Pura Lúcia Oliver Martins / 2002
Professora Doutora do Curso de Pós-Graduação da FAE/UFMG

EDUCATION AND CITIZENSHIP

Started in 1995, first sponsored by PIBIC/CNPq and then by Blumenau's Municipal Administration, GAPEP Project is applied to Primary and Secondary Public Schools until 2000, through Action-Research and video ethnografic records. GAPEP's goal was to generate an alternate methodology which could break up with the present teaching work organization, based on the mutual support, reciprocal help, and professional need within institutions. Since then, Public School Teacher Supporting Group – GAPEP – has decided to construct: 1- an interdisciplinary ethics through sensitization workschops in which social work derives from the activation of personal growth; 2- an interinstitucional competence involving: a) Furb's Social Sciences (majored students included), Pedagogy and Art Education; b) Social Sciences Department and Collegiate Professors; c) public schools parents and teachers. These practices brought advancements in many levels and dimensions: personal, interpersonal, institutional and intereinstitutional, aiming the construction of a posture addressed to Borderless Citizenship.